A Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, entidade gestora do Estabelecimento Centro Cultural e Infantil “O Paraíso da Criança”, tem vindo a alicerçar as suas práticas numa Política de Qualidade coerente, orientada pelas normativas do Instituto de Segurança Social.

Na implementação de uma Política de Qualidade eficaz, que beneficie todos os clientes do Estabelecimento, importa salientar os seguintes pontos:

 

SEGURANÇA

O bem-estar e a segurança das crianças é fundamental, quer para a OPSDC, quer para os Pais / Encarregados de Educação.

Assim, a OPSDC – Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra tem tomado diferentes medidas, para garantir a segurança dos seus utentes, famílias e colaboradores.

O Centro Cultural e Infantil “O Paraíso da Criança”, possui:

  • sistema de controle de acesso por videoporteiro, que permite controlar entradas e saídas no Estabelecimento;
  • sistema de prevenção e controlo da segurança da qualidade alimentar (HACCP);
  • prevenção de riscos no local de trabalho, no âmbito da Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho (SSHT).

 

AVALIAÇÃO

Outro pilar na qualidade dos serviços prestados é a avaliação constante, quer de práticas educativas, quer das aprendizagens das crianças. A avaliação representa uma forma privilegiada de acompanhar o desenvolvimento da criança. 

No que diz respeito à avaliação das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, realizam-se vários momentos de avaliação, onde os Pais e/ou Encarregados de Educação podem receber informações, sobre o desenvolvimento e aprendizagens do/a seu/sua educando/a.

Momentos da Avaliação
 Resposta Social  Periodicidade
 Creche Semestral: Fevereiro e Julho
 Pré - Escolar  Trimestral: Dezembro, Abril e Julho

 

INSTRUMENTOS DE APOIO - ACDERNETAS INDIVIDUAIS

De forma a tornar a comunicação, entre a equipa educativa e as famílias, mais eficaz, todas as crianças possuem uma caderneta de planeamento e registo de cuidados pessoais, durante o tempo de permanência no Estabelecimento.

Objectivo

  • Dar a conhecer o dia a dia da criança;
  • Permitir a comunicação Estabelecimento - Família;
  • Dar a conhecer o funcionamento do Estabelecimento.

 

Notas Gerais

  • Deve acompanhar a criança diariamente de Casa para o Estabelecimento e vice-versa;
  • Deve ser verificada todos os dias pela Família e validada, se for caso disso;
  • Deve ser utilizada na troca de todas as informações relevantes para a Criança, de forma a salvaguardar todas as partes (Ex: introduções alimentares novas, ocorrências importantes, pessoas novas autorizadas a ir buscar a criança, etc).