Quem Somos

A Creche e Jardim de Infância "Passo a Passo" é um dos Estabelecimentos da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, e encontra-se situado na Rua Senhor dos Aflitos, Cruz de Morouços, Santa Clara.

Instalado num edifício construído de raiz para o fim a que se destina, cumpre os princípios estabelecidos pela legislação em vigor para as respostas sociais Creche e Pré-Escolar, recebendo, assim, crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e a idade de ingresso no ensino básico.

O Estabelecimento Creche e J.I. “Passo a Passo” foi concebido com a preocupação de organizar o espaço de uma forma funcional, permitindo às crianças a fruição dos espaços de forma segura, confortável e dinâmica.

Perto da cidade, este espaço pretende funcionar como uma janela aberta para a Natureza, com espaços envolventes de floresta, onde as crianças podem partilhar experiências, correr, ver a copa das árvores a baloiçar ao vento, descobrir caminhos secretos e acrescentar, a cada dia, uma nova história.

 

OBJECTIVOS

A Creche e Jardim de Infância “Passo a Passo” procura providenciar resposta imediata, para as necessidades dos Pais/Encarregados de Educação, que residam/trabalhem na zona de implantação do Estabelecimento e arredores, criando um ambiente sereno e harmonioso, onde cada criança se possa sentir única e confiante das suas potencialidades.

A Creche e Jardim de Infância “Passo a Passo” pretende:

  • estimular o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, respeitando o seu ritmo próprio de aprendizagem;
  • promover o desenvolvimento de vínculos afectivos e emocionais;
  • garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças;
  • actuar em colaboração com as famílias, de modo a formar indivíduos livres, com personalidades assentes em princípios e valores sólidos, capazes de adoptarem estilos de vida saudáveis.

Acima de tudo, desejamos funcionar como um prolongamento da acção educativa das famílias, criando condições para que cada criança se sinta tranquila, feliz e descubra o mundo através da brincadeira.

 

METODOLOGIA EDUCATIVA

A OPSDC defende princípios educativos que se norteiam, essencialmente, pela “lei” da aprendizagem activa da criança, preconizada pelo Modelo Curricular High/Scope (Aprendizagem pela Acção), ou seja, as experiências vivenciadas pela criança, no seu dia-a-dia, serão muito importantes para o seu desenvolvimento futuro e para a sua formação, enquanto ser único e individual. Daí tentarmos proporcionar, às crianças, alguns períodos de calma, reflexão e diálogo, acerca de todas as actividades desenvolvidas, para que estas se tornem experiências com algum significado.

O High/Scope, sob o ponto de vista construtivista, considera que as crianças aprendem activamente, isto é, constroem uma compreensão própria do mundo, através do envolvimento activo com pessoas, materiais e ideias.

Assim, em termos metodológicos, fazemos a apologia dos seguintes aspectos:

  • Aprendizagem pela acção;
  • Interacções positivas entre Adulto – Criança;
  • Organização do ambiente educativo, dividindo-o em áreas de interesse;
  • Rotina diária tendo em conta os interesses da criança;
  • Avaliação diária de cada criança, com registos ilustrativos do dia-a-dia da criança.

Toda a equipa educativa participa neste processo.