Quem Somos

A Casa da Criança de Mira é um dos Estabelecimentos da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, e encontra-se situado na Av. 25 de Abril, em Mira.

Instalada num edifício construído de raiz, para o fim a que se destina, cumpre os princípios estabelecidos pela legislação em vigor para as respostas sociais Creche e Pré-Escolar, recebendo, assim, crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e a idade de ingresso no ensino básico.

O Estabelecimento Casa da Criança de Mira foi adaptado, com a preocupação de organizar o espaço de uma forma funcional, permitindo às crianças a fruição dos espaços de forma segura, confortável e dinâmica.

Além disso, o Estabelecimento situa-se numa zona central da vila de Mira, rodeado de comércio, serviços e espaços culturais, que permitem, com maior facilidade, o desenvolvimento de actividades fora das suas instalações.

 

OBJECTIVOS

Situada no centro da vila de Mira, este Estabelecimento pretende dar resposta às necessidades das famílias que ali residam ou trabalhem, de forma a possibilitar uma plena conciliação da vida laboral e familiar.

A Casa da Criança de Mira, pretende:

  • estimular o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, respeitando o seu ritmo próprio de aprendizagem;
  • promover o desenvolvimento de vínculos afectivos e emocionais;
  • garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças;
  • actuar em colaboração com as famílias, de modo a formar indivíduos livres, com personalidades assentes em princípios e valores sólidos, capazes de adoptarem estilos de vida saudáveis.

Acima de tudo, desejamos funcionar como um prolongamento da acção educativa das famílias, criando condições para que cada criança se sinta tranquila, feliz e descubra o mundo através da brincadeira.

 

METODOLOGIA EDUCATIVA

A OPSDC defende princípios educativos que se norteiam, essencialmente, pela “lei” da aprendizagem activa da criança, preconizada pelo Modelo Curricular High/Scope (Aprendizagem pela Acção), ou seja, as experiências vivenciadas pela criança, no seu dia-a-dia, serão muito importantes para o seu desenvolvimento futuro e para a sua formação, enquanto ser único e individual. Daí tentarmos proporcionar, às crianças, alguns períodos de calma, reflexão e diálogo, acerca de todas as actividades desenvolvidas, para que estas se tornem experiências com algum significado.

O High/Scope, sob o ponto de vista construtivista, considera que as crianças aprendem activamente, isto é, constroem uma compreensão própria do mundo, através do envolvimento activo com pessoas, materiais e ideias.

Assim, em termos metodológicos, fazemos a apologia dos seguintes aspectos:

  • Aprendizagem pela acção;
  • Interacções positivas entre Adulto – Criança;
  • Organização do ambiente educativo, dividindo-o em áreas de interesse;
  • Rotina diária tendo em conta os interesses da criança;
  • Avaliação diária de cada criança, com registos ilustrativos do dia-a-dia da criança.

Toda a equipa educativa participa neste processo.