Instalações

As instalações da Casa  da Criança de Mira procuram assegurar a melhor qualidade, quer a nível dos materiais utilizados, quer a nível das condições ambientais, de protecção e de segurança. Neste Estabelecimento funcionam duas Respostas Sociais (Creche e Educação Pré-Escolar), com os seguintes espaços:

ESPAÇOS DE CRECHE

  • Berçário / Sala Parque / Copa de leites;
  • 1 Sala de Actividades para Crianças, desde a aquisição de marcha até aos 36 meses;
  • Instalações Sanitárias Adultos;
  • Instalações Sanitárias Crianças. 

 

ESPAÇOS DE PRÉ-ESCOLAR

  • 1 Sala de Actividades Pré-Escolar (crianças de 3 / 4 / 5 anos)
  • Instalações Sanitárias Crianças;
  • Instalações Sanitárias Adultos.

 

ESPAÇOS COMUNS À CRECHE E PRÉ-ESCOLAR

  • Átrio de Recepção;
  • Gabinete de Educadores;
  • 1 Sala de Acolhimento;
  • Cozinha;
  • Refeitório;
  • Lavandaria;
  • Arrumos;
  • Recreio / Espaço exterior.

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS INSTALAÇÕES

Salientam-se, ainda, as seguintes características das Instalações:

  • O Estabelecimento dispõe de espaços exteriores, de recreio, comuns, convenientemente equipados.
  • O equipamento / mobiliário foi pensado de modo a permitir que as vivências da criança possam começar dentro de cada sala, estando a segurança sempre presente. Aqui privilegia-se o contacto directo com diversos materiais e a diversificação de experiências, que proporcionem às crianças aprendizagens variadas e significativas.
  • As salas beneficiam de boa exposição solar, iluminação e arejamento natural.
  • A Creche e o Jardim de Infância estão equipados com cabides individuais para crianças.
  • As paredes das salas de actividades e espaços comuns dispõem de locais para afixação de avisos / desenhos ou trabalhos das crianças.
  • Ambas as respostas sociais dispõem de sanitários para crianças.
  • O Estabelecimento situa-se em piso térreo, de forma a facilitar a mobilidade de adultos e crianças e promover a segurança.

De forma a assegurar todas as condições de conforto e segurança, foram tidas em linha de conta as seguintes características: áreas adequadas ao desenvolvimento das rotinas diárias das crianças e das actividades pedagógicas, existência de conforto térmico, possibilidade de ventilação natural e existência de espaços de recreio exterior, de forma a diversificar o tipo de actividades realizadas.