Instalações
As instalações da Casa da Criança de Mira procuram assegurar a melhor qualidade, quer a nível dos materiais utilizados, quer a nível das condições ambientais, de protecção e de segurança. Neste Estabelecimento funcionam duas Respostas Sociais (Creche e Educação Pré-Escolar), com os seguintes espaços:
ESPAÇOS DE CRECHE
- Berçário / Sala Parque / Copa de leites;
- 1 Sala de Actividades para Crianças, desde a aquisição de marcha até aos 36 meses;
- Instalações Sanitárias Adultos;
- Instalações Sanitárias Crianças.
ESPAÇOS DE PRÉ-ESCOLAR
- 1 Sala de Actividades Pré-Escolar (crianças de 3 / 4 / 5 anos)
- Instalações Sanitárias Crianças;
- Instalações Sanitárias Adultos.
ESPAÇOS COMUNS À CRECHE E PRÉ-ESCOLAR
- Átrio de Recepção;
- Gabinete de Educadores;
- 1 Sala de Acolhimento;
- Cozinha;
- Refeitório;
- Lavandaria;
- Arrumos;
- Recreio / Espaço exterior.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS INSTALAÇÕES
Salientam-se, ainda, as seguintes características das Instalações:
- O Estabelecimento dispõe de espaços exteriores, de recreio, comuns, convenientemente equipados.
- O equipamento / mobiliário foi pensado de modo a permitir que as vivências da criança possam começar dentro de cada sala, estando a segurança sempre presente. Aqui privilegia-se o contacto directo com diversos materiais e a diversificação de experiências, que proporcionem às crianças aprendizagens variadas e significativas.
- As salas beneficiam de boa exposição solar, iluminação e arejamento natural.
- A Creche e o Jardim de Infância estão equipados com cabides individuais para crianças.
- As paredes das salas de actividades e espaços comuns dispõem de locais para afixação de avisos / desenhos ou trabalhos das crianças.
- Ambas as respostas sociais dispõem de sanitários para crianças.
- O Estabelecimento situa-se em piso térreo, de forma a facilitar a mobilidade de adultos e crianças e promover a segurança.
De forma a assegurar todas as condições de conforto e segurança, foram tidas em linha de conta as seguintes características: áreas adequadas ao desenvolvimento das rotinas diárias das crianças e das actividades pedagógicas, existência de conforto térmico, possibilidade de ventilação natural e existência de espaços de recreio exterior, de forma a diversificar o tipo de actividades realizadas.