Instalações
Os espaços do Centro Cultural e Infantil “O Paraíso da Criança” foram organizados de forma a promover a segurança, o bem-estar e o desenvolvimento harmonioso das crianças.
As instalações acolhem duas Respostas Sociais, Creche e Pré-Escolar, que funcionam em dois pisos, com os seguintes espaços:
PISO 0 – ESPAÇOS COMUNS E DE PRÉ-ESCOLAR
- Átrio de Serviço / Recepção;
- Gabinete de Educadores;
- Sala de Acolhimento / Dormitório;
- Sala Polivalente;
- Sala de Actividades Pré-Escolar;
- WC Crianças;
- WC Adultos;
- Vestiário;
- Arrumos;
- Lavandaria / Zona de Tratamento de Roupa;
- Espaços exteriores / Zona de Recreio.
PISO 1 – ESPAÇOS COMUNS E DE CRECHE
- Berçário / Sala Parque / Sala de Higiene;
- 1 Sala de Actividades para Crianças de 1 ano;
- 1 Sala de Actividades para Crianças de 2 anos;
- Instalações Sanitárias Crianças;
- Sala de Refeições;
- Cozinha.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS INSTALAÇÕES
Salientam-se, ainda, as seguintes características das Instalações:
- O Estabelecimento dispõe de um espaço exterior de recreio, convenientemente equipado.
- A Creche e o Jardim de Infância estão equipados com cabides para as crianças.
- O equipamento / mobiliário foi pensado de modo a permitir que as vivências da criança possam começar dentro de cada sala, estando a segurança sempre presente. Aqui privilegia-se o contacto directo com diversos materiais e a diversificação de experiências, que proporcionem às crianças aprendizagens variadas e significativas.
- Os espaços comuns e as salas de actividades dispõem de locais para afixação de avisos / desenhos ou trabalhos das crianças.
- Ambos os pisos dispõem de sanitários para crianças.
De forma a assegurar todas as condições de conforto, foram tidas em linha de conta, as seguintes características: áreas adequadas ao desenvolvimento das rotinas diárias das crianças e das actividades pedagógicas, adequada exposição solar, assim como, iluminação artificial, possibilidade de ventilação natural e existência de espaço de recreio exterior.
O espaço e equipamentos estão organizados, de forma a proporcionar diferentes estímulos, de acordo com as diferentes áreas de desenvolvimento (motricidade, linguagem, socialização, autonomia, etc.).