Quem Somos
A Creche e Jardim de Infância da Sé Velha é um dos vários Estabelecimentos geridos pela Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra.
Instalado num edifício propriedade da Câmara Municipal de Coimbra, situado no Largo da Sé Velha nº 30/Beco da Carqueja nº 3, o Estabelecimento integra as respostas sociais Creche e Pré-Escolar, recebendo, assim, crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e a idade de ingresso no ensino básico.
O facto de se inserir na zona central da cidade de Coimbra transforma este Estabelecimento numa excelente solução, para a frequência dos filhos, não só das famílias que habitam na Alta e Baixa de Coimbra, mas também daquelas cujo local de trabalho se situa nestas zonas.
Adaptado para a finalidade a que se destina, o equipamento social, licenciado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Solidariedade e Segurança Social, foi concebido para proporcionar, a todos os utentes, conforto e segurança, na fruição dos espaços existentes.
OBJECTIVOS
A Creche e Jardim de Infância da Sé Velha procura providenciar resposta imediata, para as necessidades dos Pais/Encarregados de Educação, que residam / trabalhem nesta zona da cidade, criando um ambiente sereno e harmonioso, onde cada criança se possa sentir única e confiante das suas potencialidades.
A Creche e Jardim de Infância da Sé Velha tem como finalidade:
- estimular o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, respeitando o seu ritmo próprio de aprendizagem;
- promover o desenvolvimento de vínculos afectivos e emocionais;
- garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças;
- actuar em colaboração com as famílias, de modo a formar indivíduos livres, com personalidades assentes em princípios e valores sólidos, capazes de adoptarem estilos de vida saudáveis.
Acima de tudo, pretendemos funcionar como um prolongamento da acção educativa das famílias, criando condições para que cada criança se sinta tranquila, feliz e descubra o mundo através da brincadeira.
METODOLOGIA EDUCATIVA
A OPSDC defende princípios educativos que se norteiam, essencialmente, pela “lei” da aprendizagem activa da criança, preconizada pelo Modelo Curricular High/Scope (Aprendizagem pela Acção), ou seja, as experiências vivenciadas pela criança, no seu dia-a-dia, serão muito importantes para o seu desenvolvimento futuro e para a sua formação, enquanto ser único e individual. Daí tentarmos proporcionar, às crianças, alguns períodos de calma, reflexão e diálogo, acerca de todas as actividades desenvolvidas, para que estas se tornem experiências com algum significado.
O High/Scope, sob o ponto de vista construtivista, considera que as crianças aprendem activamente, isto é, constroem uma compreensão própria do mundo, através do envolvimento activo com pessoas, materiais e ideias.
Assim, em termos metodológicos, fazemos a apologia dos seguintes aspectos:
- Aprendizagem pela acção;
- Interacções positivas entre Adulto – Criança;
- Organização do ambiente educativo, dividindo-o em áreas de interesse;
- Rotina diária tendo em conta os interesses da criança;
- Avaliação diária de cada criança, com registos ilustrativos do dia-a-dia da criança.
Toda a equipa educativa participa neste processo.