Este natal teve um significado diferente…tendo em conta que a preservação do Planeta é um assunto tão presente na vida dos nossos meninos o Passo a Passo transformou-se como que por magia!
Recebemos a visita de uma pena que era mágica e que nos veio contar que o Planeta Terra estava em apuros!
Teatro: A Pena Branca e o seu desejo de Natal
Narrador: A pena branca é uma fada que costuma passear pelo planeta terra, porque ela tem muitos amigos… todos os dias dá um passeio. Um dia vai a floresta visitar os animais selvagens, outro dia vai ver os seus amigos peixinhos aos oceanos e no outro dia vai visitar os meninos às escolas… mas a pena branca, começava a ficar triste. De cada vez que ia visitar os amigos, em vez de brincarem, eles passavam o dia a queixar-se que as suas casas estavam sujas e poluídas.
Então a pena branca tomou uma decisão, ia escrever uma carta ao Pai Natal, e desta vez não ia pedir brinquedos, ia pedir ao Pai Natal que curasse o planeta terra.
(a pena branca senta-se à mesa e escreve uma carta …)
Carta: Querido Pai Natal, escrevo-te para te contar que estou muito triste… Enquanto fazia um belo passeio pelo Planeta descobri que o nosso Planeta corre um grande perigo e se não mudarmos de atitude podemos ficar todos muito doentes.
Acreditas que o mar está cheio de plástico e os peixes não têm o que comer? Acreditas que andam a destruir a floresta, prejudicando assim os animais selvagens? E na cidade, não vais acreditar, há tantos carros, tantas fábrias que a poluição é cada vez maior, e que há imenso lixo fora dos caixotes?!
Este ano, o meu pedido especial de Natal é que me ajudes a salvar o Planeta, e a torná-lo novamente num Planeta saudável onde posso brincar com meus amigos.
Narrador: Passado alguns dias, estava o Pai Natal, descansadinho na Lapónia a ler as cartas dos meninos, quando, depois de ler a carta da pena branca ficou muito incomodado. Nem queria acreditar naquilo que ela estava a contar, tinha de ir ver com os seus próprios olhos.
Pai Natal: Não posso acreditar, este pedido é mesmo especial, mas tenho de ir ver com os meus próprios olhos.
Narrador: O Pai Natal entra para a sua avioneta, foi dar uma volta ao Planeta Terra. E não é que era tudo verdade?? As florestas estavam a ficar sem árvores, as ruas cheias de lixo, e os oceanos cheios de plástico!!??
Quando chegou convocou uma reunião de urgência.
Pai Natal: Duendes venham cá! Vamos parar tudo o que estamos a fazer e vamos construir uma máquina para curar o Planeta!
(O Pai Natal pega no telefone e ligou à pena branca)
Pai Natal: Pena branca, recebi a tua carta, os meus duendes já começaram a construir uma máquina que vai curar o planeta, na noite de natal tu e os teus amigos vão ajudar-me a curar o planeta. Envio-vos uma mensagem quando chegar o dia.
Narrador: Os duendes trabalharam arduamente durante várias semanas, já era quase Natal quando o Pai Natal enviou a mensagem aos guardiões do Planeta.
Entrou sua avioneta, e foi buscar a Pena Branca e foram salvar o Planeta… Com a sua poção mágica, o Pai Natal congelou o tempo. Foi a floresta, ao oceano e a cidade e conseguiu com curar o planeta (o pai natal trás um aspirador mágico, vai à floresta/oceano/cidade e começa a aspirar os objectos poluentes com a ajuda das personagens e metem tudo dentro de um saco)
Narrador: Na manhã seguinte a Pena Branca, foi dar um grande passeio, trepou às árvores com o macaco Joaquim, mergulhou no fundo do oceano com o peixe José e brincou com o Gustavo. Prometeram juntos, que não iam deixar que o planeta ficasse doente outra vez.
Quando chegou a casa, estava muito cansada, mas muito feliz, o planeta estava curado, cheio de cor, vida e alegria e ligou ao Pai Natal:
Pena Branca: Pai Natal, obrigada por teres realizado o meu desejo. Hoje diverti-me muito com os meus amigos.
Pai Natal: Pena Branca eu é que agradeço por me teres alertado para esta situação. Agora tenham cuidado, têm que proteger o Planeta Terra, a minha máquina só funciona uma vez.
Nessa noite todos foram dormir descansados e felizes, pois o seu desejo tinha sido realizado.
Autoria das educadoras
Na esperança de ter um Planeta melhor, tentamos sensibilizar as crianças de forma divertida e mágica!