Quem Somos

Os Programas de Contratos Locais de Desenvolvimento Social foram criados com a finalidade de promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.

Considerando a importância dos CLDS, como instrumento de política social de proximidade, foram criados em 2013 os CLDS+, em 2016 o CLDS 3G e em 2020 o CLDS4G, adaptando-os à realidade existente no País dando um maior relevo aos territórios afectados pelo desemprego e territórios marcados por situações críticas de pobreza em especial a pobreza infantil.

Para a execução destes Projectos, tem a Câmara Municipal de Coimbra convidado a Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, para entidade coordenadora e executora.

Após a implementação do modelo de intervenção dos CLDS, tornou-se necessário fazer um balanço à importância e execução desses Projectos, que foi considerado bastante positivo. Em qualquer dos CLDS as acções que planeámos atingiram uma execução, em termos de população alvo, maior do que aquela que estava programada.