Quem Somos

Os Programas de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) surgem como resposta de combate aos fenómenos de Pobreza e exclusão social, assim como, aos desafios sociais emergentes, como por exemplo, situações de desemprego. Face à complexidade e à variedade de expressões destes fenómenos sociais, surgem novas políticas sociais transnacionais.

Através da implementação deste novo modelo de gestão / governação, no qual se constata a transferência de competências e responsabilidades sociais do Estado para o Terceiro Setor (e.g., Associações, IPSS, Misericórdias, etc.), surgem respostas sociais descentralizadas e desconcentradas, de maior proximidade com os territórios e as comunidades (instrumento de política social de proximidade), assentes no trabalho em parceria e complementar à rede social, destinadas a públicos socialmente vulneráveis. Exemplo disso, é o programa CLDS, financiado por fundos europeus e pelo orçamento do Estado.

Considerando a importância do programa supra, no concelho de Coimbra, foram já executadas duas gerações (em 2013 os CLDS+ e em 2016 o CLDS 3G), encontrando-se a decorrer a 4.ª geração até março de 2023, no qual a Câmara Municipal de Coimbra é entidade promotora e, no caso do Programa CLDS 4G Coimbra – Concelho Solidário e Saudável, em execução em 17 das 18 unidades territoriais, com exceção da UF de Coimbra, é coordenado e executado pela Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra.