Quem Somos

O Centro Cultural e Infantil “O Paraíso da Criança” é um dos vários Estabelecimentos geridos pela Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra.  

Surgiu da recuperação e adaptação de um edifício, localizado em Eiras, pertencente à Junta de Freguesia, que foi dotado com equipamentos e condições, propícios ao desenvolvimento harmonioso e seguro de crianças, com idades compreendidas entre os 3 meses e a idade de ingresso no ensino básico, nas respostas sociais Creche e Pré-Escolar.

Adaptado para a finalidade a que se destina, o Estabelecimento foi concebido para proporcionar, a todos os clientes, conforto e segurança, na fruição dos espaços existentes e o desenvolvimento de laços afectivos, pela mão da equipa educativa.

 

OBJECTIVOS 

O Centro Cultural e Infantil “O Paraíso da Criança” procura providenciar resposta imediata, para as necessidades dos Pais / Encarregados de Educação, que residam / trabalhem nesta zona da cidade, criando um ambiente sereno e harmonioso, onde cada criança se possa sentir única e confiante das suas potencialidades.

O Centro Cultural e Infantil “O Paraíso da Criança” tem como finalidade:

  • estimular o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, respeitando o seu ritmo próprio de aprendizagem;
  • promover o desenvolvimento de vínculos afectivos e emocionais;
  • garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças;
  • actuar em colaboração com as famílias, de modo a formar indivíduos livres, com personalidades assentes em princípios e valores sólidos, capazes de adoptarem estilos de vida saudáveis.

Acima de tudo, pretendemos que a nossa acção seja um prolongamento da acção educativa das famílias, criando condições para que cada criança se sinta tranquila, feliz e descubra o mundo através da brincadeira.

 

METODOLOGIA EDUCATIVA 

A OPSDC – Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra defende princípios educativos que se norteiam, essencialmente, pela “lei” da aprendizagem activa da criança, preconizada pelo Modelo Curricular High/Scope (Aprendizagem pela Acção), ou seja, as experiências vivenciadas pela criança, no seu dia-a-dia, serão muito importantes para o seu desenvolvimento futuro e para a sua formação, enquanto ser único e individual. Daí tentarmos proporcionar, às crianças, alguns períodos de calma, reflexão e diálogo, acerca de todas as actividades desenvolvidas, para que estas se tornem experiências com algum significado.

O High/Scope, sob o ponto de vista construtivista, considera que as crianças aprendem activamente, isto é, constroem uma compreensão própria do mundo, através do envolvimento activo com pessoas, materiais e ideias.

Assim, em termos metodológicos, fazemos a apologia dos seguintes aspectos:

  • Aprendizagem pela acção;
  • Interacções positivas entre Adulto – Criança;
  • Organização do ambiente educativo, dividindo-o em áreas de interesse; 
  • Rotina Diária, tendo em conta os interesses da criança;
  • Avaliação diária de cada criança, com registos ilustrativos do dia-a-dia da criança.

Toda a equipa educativa participa neste processo.